"Senhores
passageiros, desculpem a freada brusca".
"Ahn?
Ela pediu desculpas pela freada?! Po, que legal! Um pouco de educação e
respeito com os passageiros, né?"
Desculpem
– agora sou eu que peço -, é que não tô muito acostumada com essas coisas. Ando
mais de ônibus, sabe? Pego o metrô só de vez em quando. Isso é menos uma
escolha que falta de opção. É que o transporte subterrâneo ainda não chegou
nesses lados da cidade.
Por
isso fiquei tão impressionada com a fala da locutora no metrô. Achei
interessante o fato de alguém se preocupar em orientar a moça a pedir desculpas
nessa situação. Achei que esse tipo de coisa não existia no transporte público
do Rio.
Acho
até que a tal da freada tinha passado despercebida e só fui reparar mesmo porque
a moça falou. É que, no ônibus, a gente tá tão acostumada com isso. As freadas
costumam até ser piores que aquela. Eu tava de boa... Mas gostei tanto de terem
me pedido desculpas...
O
motorista do ônibus nunca me pediu desculpas por freadas bruscas. Nem por
curvas bruscas, arrancadas bruscas, informações bruscas, buzinadas bruscas,
falta brusca de troco, uso brusco de celular enquanto dirige, cigarros bruscos,
música em volumes bruscos...
De
tão impressionada com o raro gesto de educação, fiquei me questionando o motivo
daquela desculpa. Porque, vamos combinar, a moça não tava preocupada se eu
fiquei ofendida com a freada, não é? Nem quer que eu ache o condutor uma pessoa
gente boa que não frearia bruscamente de propósito. Então, por quê??
Só
por educação é uma possibilidade. Mas ainda assim continua sendo estranho. Por
mais estranho que possa parecer alguém se impressionar com educação.
Na
hora, pensei: "Então, quem anda de metrô com mais frequência é tratado com
mais educação, costuma se sentir mais respeitado...? Que legal, as pessoas
daqui não devem chegar tão estressadas ao trabalho." Eu sei, nem tudo são
flores. Os vagões muitas vezes ficam superlotados, as pessoas empurram para
entrar e sair, o trem para muitas vezes entre as estações, atrasando a chegada.
OK, eu já passei por isso tudo também. Mas, comparando com a vida de quem anda
de ônibus, as pessoas são um pouco mais respeitadas, né? Até ganham desculpas!
E
enquanto pensava, eu olhava aquele vagão limpinho, com ar condicionado, bancos
preferenciais vagos... E aí, percebi: nós, passageiros, também somos mais
educados no metrô. Não jogamos lixo no chão e não sentamos nos bancos de cor
laranja ou azul.
Mas,
se as pessoas que andam de metrô e de ônibus são as mesmas, por que elas se
comportam diferente em um e no outro? Tá, às vezes, não são literalmente as
mesmas, mas fazem parte do mesmo grupo heterogêneo de pessoas que utilizam
transporte público no Rio de Janeiro. Sem falar nos casos em que são realmente
as mesmas, pegando metrô e depois ônibus ou o contrário. Ou então variando entre
um e outro conforme o destino. Será que essas pessoas mudam de comportamento?
Enfim,
vocês entenderam. Somos tratados diferentes no ônibus e no metrô. Mas nós
também somos diferentes num e noutro. E aí, quem nasceu o primeiro: o ovo ou a
galinha? Porque, mesmo não chegando a muitas conclusões nessa reflexão, nada me
tira da cabeça que os comportamentos estão relacionados de alguma maneira.
Somos
mais educados quando nos sentimos mais valorizados? É a velha história da
"minha educação depende da sua"? Espero que não, essa máxima não faz
muito sentido para mim. Por que não jogamos papel de bala no chão do metrô? E
olha que no ônibus, ainda tem uma opção a mais (tão mal educada quanto) que é
jogar pela janela. Mesmo assim, o ônibus tá cheio de lixo no chão...
Por
que aceitamos ir em pé no metrô para deixar vagos os banco de cor laranja ou
azul? O ônibus é mais desconfortável e, em geral, as viagens são mais longas,
eu sei. Porém, mesmo quando não há lugar vago metrô, uma pessoa idosa não
demora a encontrar alguém mais jovem disposta a levantar e ceder o seu.
Já
no ônibus, a disputa é selvagem. Ninguém fica em pé para deixar o assento
preferencial vazio e quem o ocupa ainda torce para que a senhorinha que entrou
não pare por perto...
Além
disso, no metrô, não tem pichações, não tem chiclete colado nem embalagens
dobradinhas escondidas entre bancos. Logo, não tem baratas. Eu, pelo menos,
nunca vi. Se tiver, certamente é em quantidade bastante reduzida.
Então,
por que somos mais bem educados no metrô? Essa dúvida continua me martelando. Por
que a passagem é mais cara? Por que é mais confortável? Por que é mais rápido?
Ou por que te pedem desculpas por freadas bruscas, justificam uma parada entre
estações e se preocupam para que você não enfie o pé no espaço entre o trem e a
plataforma?
Ah
é! Ainda ia esquecer dessa. No metrô, não dá para não parar no ponto. Ainda
assim, há a preocupação para que você esteja atento ao sair. No ônibus, muitas
vezes, o motorista já está acelerando quando você coloca o pé no primeiro degrau
para subir. Ou já fecha a porta quando você nem terminou de descer. Isso quando
não passa direto pelo ponto ou para no meio da rua. E aí, o "vão"
para o qual você tem que atentar é de asfalto e nele passam carros, motos,
bicicletas, caminhões e outros ônibus. E não tem ninguém pedindo desculpas ou
dizendo "fique atento".
Não
somos perfeitos no metrô, é claro. Ainda temos que aprender a não ficar parados
na porta se não vamos saltar (essa lição vale para o ônibus também), a esperar
os coleguinhas saírem antes de entrarmos e a não empurrar quem está indo na
mesma direção que a nossa, uma hora todos chegaremos lá.
Aliás,
essa do embarque X desembarque, o pessoal do Metrô Rio está tentando nos
ensinar. Já até desenhou para ver se conseguimos entender. Em algumas
plataformas, há setas amarelas pintadas no chão, não sei se vocês já repararam,
bem na direção em que param as portas do metrô. Duas na direção das
extremidades da porta, indicando o movimento plataforma – metrô; e uma na
direção central da porta indicando vagão – plataforma.
Vendo
que desenhar não era suficiente, começaram a colocar fitas (daquelas que ligam
pedestais, usadas para organizar filas) separando, na plataforma, a área de
quem embarca da de quem desembarca. Resolvido o problema? Não! Quem nos dera,
né? Quem está esperando o trem passou a se aglomerar entre as fitas, formando
um pequeno curral de pessoas prontas para invadir a primeira porta que se abrir
diante de seus olhos, todas pisando na seta justamente na direção contrária ao
seu movimento!
Mas,
voltando ao assunto à minha grande dúvida, ainda to procurando o que define
nosso tipo de comportamento nesses meios de transporte. O que determina quão
educados e gentis seremos em cada situação e como decidimos isso? Decidimos
isso? É consciente?
Carol, adorei seu texto, mas discordo em partes... Eu não sei com que frequencia você pega o metro, e em quais horários, mas já houve uma época em que eu pegava todos os dias: já vi muito lixo no chão, debaixo dos bancos, pacotes de biscoito jogados, até cuspe no chão já presenciei, isso sem falar uma vez que eu entrei e avistei vários bancos vazios, e quando fui feliz e contente me sentar, entendi porque...o chão estava todo vomitado, com um cheiro horrivel obrigando todo mundo a se levantar, e era engraçado ver as pessoas todas passando pela mesma "surpresa"...Enfim, já vi também bancos pixados...e outro dia andei na supervia...se você quiser valorizar o metro ou o ônibus...ande de supervia...isso sim é o verdadeiro caos...daria um outro texto seu...Mas acho que não é questão de pedir desculpas, ou de se sentir valorizado...o transporte ainda está muito aquém do que deveria ser...o povo é mal educado em qualquer lugar...infelizmente, até nas barcas niterói, enfim em tudo o que é canto...e se você andar por muito tempo seguido no metro, vai perceber que essas tais freadas bruscas já viraram palhaçada há muito tempo... ninguém aguenta mais, e o pedido de desculpas já virou sínico, de uma companhia que sabe de todos os seus problemas estruturais e não faz nem o mínimo inteligente de logística para melhorar...não dá para comparar um motorista de ônibus que dentro do carro faz o que quer por pura ignorância e falta de cobrança incisva das companhias de ônibus que são as donas da cidade, com um condutor de metro que obviamente é bem mais vigiado e cobrado e orientado pelo próprio marketing do metro...é um absurdo na estação da Siqueira Campos permitir que as pessoas todaa tenham que desembarcar pelo mesmo lugar que embarcam, já que o moviemento é muito maior, perdendo talvez apenas para a Carioca e Central...enfim é um caos de pessoas subindo e descendo pela mesma escada, enquanto tem uma outra plataforma inteirinha, apenas a disposição do número mínimo de pessoas que vai para a Cantagalo...enfim analisar o metro rio é uma piada...mas concordo, existe coisa muito pior por aí... beijos Shiri!
ResponderExcluirOi, Shiri! Obrigada por contribuir com o post!
ExcluirMinha utilização do metrô se dá em "picos", digamos assim. rs Há épocas em que uso mais, outras menos. Nos últimos dois meses, tenho usado pelo menos 3 vezes por semana. Daí, minha inspiração. Atualmente, uso mais a linha 1. Cerca de 3, 4 anos atrás, pegava a linha 2 quase diariamente. E realmente nunca vi situação nem próxima à que vc descreveu. Horrível! Mas é importante compartilharmos essas experiências! Como falei no texto, as freadas em si passam quase despercebidas por mim, já que são frequentes. O que me chamou atenção mesmo foi o pedido de desculpas, que só escutei uma vez. Uma pena que seja um respeito só aparente!
E uma pena que o povo esteja tão mal educado!
No trem da Supervia, eu andei em situações muito isoladas para tirar alguma conclusão, e as barcas eu realmente não conheço de perto.
Obrigada mais uma vez por passar por aqui. ;)
Bjs,
Carol