O que você procura?

domingo, 30 de dezembro de 2012

O meu-esporte e o MMA


Como leiga em esportes, eu pergunto: MMA é um estilo de luta criado há pouco tempo? Porque, se não me falha a memória, não tem nem cinco anos que a mídia descobriu que transmitir UFC poderia dar audiência. Até então, sequer eram mencionados os resultados das lutas nos telejornais. Eu, em minha ingenuidade, acreditava que as lutas não eram tão populares como outros esportes pelo seu caráter mais agressivo, que não combinava muito com a grande massa. Mas, de repente, descubro que combina, sim. Aliás, aparentemente, sempre combinou. De um dia pro outro, tem uma galera que acompanha as competições, conhece os lutadores e torce fervorosamente. Beleza, acho estranho, mas, na prática, isso não me afeta em nada.

O que quero destacar é uma questão que tem me martelado desde o “boom” do UFC. Sempre acreditei – olha eu ingênua mais uma vez - que a prática de esporte estava ligada a saúde e bem-estar. Sempre admirei esportistas, não só os profissionais que se dedicam integralmente ao esporte, mas, principalmente, aqueles capazes de inserir as atividades em suas rotinas de gente comum, seja por vaidade, saúde ou lazer.

Mas, voltando à questão que me importuna... MMA não se insere no conceito de esporte formado em mim. Na minha cabeça, quem pratica esporte sempre está sujeito a acidentes, mas, em geral, o resultado é uma mente tranquila e um corpo embriagado de serotonina, ou seja, uma pessoa feliz e saudável.

Daí, eu vejo hematomas, orelhas deformadas, narizes quebrados e sangue jorrando em todas as competições... Não consigo me convencer de que isso esteja ligado a saúde e bem-estar. Não deixo de admirar a preparação física, a concentração e a disciplina de quem luta, mas uma atividade em que os participantes, invariavelmente, saem machucados, feridos e sangrando não cabe no meu conceito-feliz de esporte.

2 comentários:

  1. Carolina,

    O MMA existe há muitos anos, provavelmente o triplo dos 5 que você conhece. Tem um livro contando a história - do Vale tudo ao MMA - caso interesse.

    Sobre hematomas, sugiro que você pesquise os danos em atletas em múltiplos esportes. No futebol é normal ter torções, romper ligamentos. No basquete, luxações, inflamações nos pulsos e joelhos. No volei idem. Todas essas lesões são mais graves, dolorosas e demoram mais a curar (quando curam!) do que hematomas.

    Um lutador, mesmo que perdeu feio, na semana seguinte está inteiro. Um jogador de futebol, basquete ou um corredor que se lesione, mesmo ganhando fica meses parado. Em boa parte dos casos, pode nunca mais fazer esportes, algo comum em problemas ligamentares. Sangue jorrar pode ser feio, mas não é nada grave. Pelo contrário, tende a ser bem superficial.

    Sobre felicidade e saúde, talvez você devesse acompanhar a rotina dos atletas. Em dia de jogo de futebol, há tensão. Quem ganha sai feliz, quem perde chora. Em dia de luta, é a mesma coisa. Só que a tensão tem uma cara de guerra, é uma expressão individual. No futebol, essa guerra é coletiva, geralmente com mais de 40 infrações à regra por faltas disciplinares, excesso de violência. Isto sim é se exceder, violando as regras do jogo, usando a violência para frear a beleza! No MMA, o que o leigo chama de violência, o apaixonado por lutas chama de técnicas de diversas modalidades.

    Não te conheço, vim parar aqui por um link no Facebook. Ainda assim, não pude deixar de me surpreender com a visão preconceituosa que encontrei em alguém que escreve em tom sereno. Pode ter sido uma interpretação errada minha, assim como pode ter sido uma escrita equivocada e superficial sua. De qualquer forma, desculpe a interferência.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernando.
      Obrigada por visitar e comentar o Blog Meio Desligada. Não costumo responder comentários no blog, mas fiz questão de te responder porque parece que realmente houve algo mal entendido, no momento em que vc interpreta meu texto como "preconceituoso". O conceito que exponho no texto realmente não tem dados aprofundados no esporte. Como eu fiz questão de deixar claro desde o início, sou leiga em esportes, em geral. Nunca estudei nem pesquisei nenhum a fundo. Porém, não considero um conceito preconcebido, já que eu não discorri sobre técnicas e regras que desconheço. Escrevi sobre o que é visto (sim, superficialmente) por mim e por grande parte do público que recentemente "virou fã" de MMA, outra curiosidade que citei no texto.
      Expus minha opinião sobre o objetivo da luta, que inclui ferir o adversário, invariavelmente - independente do tempo de recuperação, me referi ao objetivo do esporte, no momento da competição e também não concordo com quem julga qualquer esporte como violento. Apesar de não ser o significado puro da palavra, geralmente "violência" vem carregada de sentimentos negativos e não de técnicas e de estratégias, como é no caso das lutas.
      É claro que em qualquer esporte, os competidores estão sujeitos a lesões, mas, no futebol, como você citou, o objetivo não inclui ferimentos, a meta principal é fazer gols. Aliás, qualquer atividade que exija muito do corpo pode causar danos a ele, como a dança, por exemplo. Tentei deixar isso claro neste trecho:
      'Na minha cabeça, quem pratica esporte sempre está sujeito a acidentes, mas, em geral, o resultado é uma mente tranquila e um corpo embriagado de serotonina, ou seja, uma pessoa feliz e saudável.
      Daí, eu vejo hematomas, orelhas deformadas, narizes quebrados e sangue jorrando em todas as competições... Não consigo me convencer de que isso esteja ligado a saúde e bem-estar. Não deixo de admirar a preparação física, a concentração e a disciplina de quem luta, mas uma atividade em que os participantes,invariavelmente, saem machucados, feridos e sangrando não cabe no meu conceito-feliz de esporte.'

      Enfim... Espero que eu tenha sido mais clara e explícita nessa mensagem, sem parecer preconceituosa.

      Abs,
      Carolina Berger

      Excluir